Tênis

Tipos de Quadra de Tênis. Qual o seu ideal?

By 24 de agosto de 2021 No Comments

Você conhece os diferentes tipos de quadras de tênis e sabe como eles influenciam no jogo?

Os quatro principais torneios de Tênis do mundo, com as maiores premiações e que somam mais pontos para o ranking mundial são chamados de Grand Slam: Roland Garros, US Open, Wimbledon e Austrália Open. Eles possuem diferentes tipos de quadras de tênis. No US Open e Austrália Open, os jogadores competem em quadras duras, também chamadas de rápidas. Em Wimbledon, o torneio é na grama e em Roland Garros, se joga no saibro.

Quem olha com menos atenção, pode pensar que esses diferentes tipos representam caraterísticas estéticas, mas a verdade é que cada tipo de quadra interfere diretamente na velocidade, e consequentemente, no estilo de jogo. O tenista Rafael Nadal é considerado “o rei do saibro”, por exemplo, assim como foi nosso brasileiro Gustavo Kuerten. Já Roger Federer é “imbatível na grama”. Por conta dessas diferenças, é muito importante que os tenistas conheçam bem cada quadra, e entendam como seu perfil de jogo se adapta melhor a cada tipo.

QUADRAS DE GRAMA

Não muito comuns no Brasil, as quadras de grama são mais frequentemente encontradas no circuito profissional. Como a superfície é escorregadia a bola quica mais rápido e mais baixo no chão. Favorece jogos rápidos e intensos com destaque nos saques e voleios. O Reino Unido é o destino mais popular para o tênis de grama.

QUADRAS DE SAIBRO

Bastante encontradas na Europa e na América do Sul, as quadras de argila vermelha são feitas de tijolo triturado e as de argila verde são feitas de metabasal. No saibro, as bolas balançam mais devagar e mais alto (o oposto completo das quadras de grama).

QUADRAS DURAS

Costumam ser construídas com camadas de diversos materiais (asfáltico ou concreto, borracha e acrílico), trazendo características distintas entre uma quadra dura e outra. São bastante comuns em todo o mundo. Nessas quadras, a bola salta relativamente rápido (um pouco mais devagar que as quadras de grama) e o jogo é mais fácil de controlar porque o balanço da bola é bastante previsível. Este tipo de quadra favorece troca de bolas rápidas e saques fortes.

Aqui no Clube da Barra, nossas duas quadras de tênis são de saibro e você pode alugá-las ou fazer aulas de tênis com treinamento especializado. O Feijão Tênis Clube tem aulas sociais para todas as idades, para quem tem interesse em aperfeiçoar seu jogo ou apenas por lazer. Além disso, para as crianças que buscam treinos intensos com preparação para competições, tem a escolinha kids, equipe kids, juvenil e pré-equipe juvenil. Para saber mais entre em contato pelo whatsapp (21) 99643-0019 ou pelo e-mail info@feijaotenisclube.com.br